Papiro Gest - Contabilidade e Gestão
FORMAÇÃO
é a nossa vantagem competitiva
Numa envolvente económica cada vez mais competitiva são despertadas necessidades de reorganização administrativa e funcional das organizações empresariais recorrendo a serviços por outsourcing. Acresce referir que cada vez mais as áreas de saber são, igualmente, mais abrangentes sendo necessário o recurso a empresas especializadas em diversas áreas, libertando as administrações para atos a que se destinam como a Gestão e a Decisão. Tal evolução determina a orientação estratégica da Papiro Gest focalizada em serviços potenciadores dessa dinâmica na gestão empresarial.

A nossa orgânica técnico-administrativa esta definida em sistemas de informação avançados utilizando software de gestão integrada (ERP) nos módulos de Contabilidade, Recursos Humanos, Gestão Comercial (Vendas e stocks) e Gestão de ativos (imobilizado), e outras aplicações-interface permitindo, assim, corresponder com as frequentes e significativas exigências legais em matéria contabilística e fiscal. A informação pode ser disponibilizada totalmente aos clientes via internet mediante gestão de acessos. Existe, ainda, uma política interna baseada na aplicação de sistemas de redundâncias e de backup da informação.
A Contabilidade representa planificar, organizar e coordenar a execução de tarefas de registo de informação de forma regularmente organizada segundo os planos de contas oficialmente aplicáveis ou o sistema de normalização contabilística.

A necessidade de uma informação financeira fiável e atualizada para monitorização do negócio e apoio à tomada de decisões é traduzida nos nossos serviços de contabilidade e reporte que, seguidamente, elencamos:

  • Registo de documentos e serviços relacionados de contabilidade geral, de acordo com o sistema contabilístico português (“SNC”, que é baseado maioritariamente nas normas IFRS endossadas pela União Europeia)
  • Contabilidade analítica (imputações por centros de custo ou projetos e/ou registro em contas analíticas reflexivas)
  • Demonstrações financeiras (Balanço, Demonstração de resultados, Anexo, Demonstração de fluxos de caixa eDemonstração de alterações ao capital próprio)
  • Balancetes e extratos contabilísticos
  • Reconciliação bancária e Análise de contas correntes
  • Consolidação de contas do grupo
  • Controlo de ativos fixos tangíveis e intangíveis (amortizações, mais valias fiscais, reavaliações)
  • Recuperação de escritas
  • Reporte de Informação aos reguladores I.N.Estatística, Intrastat e Banco de Portugal
  • Validação de mapas de despesa de investimento relativas a incentivos públicos e comunitários no âmbito de exigência legal de aplicação a membros inscritos na Ordem dos Contabilistas Certificados.
A produção de legislação tributária cada vez mais exigente reflete na fiscalidade um papel preponderante na tomada de decisão dos gestores. Deste modo, a vertente de administração de impostos obriga o gestor a recorrer cada vez mais frequentemente a serviços especializados de informação para uma gestão fiscal mais eficiente e que garanta o cumprimento das obrigações fiscais da Empresa. Como tal, a Papiro Gest, apresenta neste domínio as seguintes funcionalidades:

  • Responsabilidade fiscal pela contabilidade organizada
  • Cumprimento de todas as obrigações periódicas fiscais e parafiscais portuguesas
    (IVA, imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (Mod. 22), informação anual (IES), comunicação periódica do ficheiro SAFT da faturação, Mapas de depreciações, amortizações e reintegrações Mod. 31 e 32 e obrigações acessórias Mod.10, Mod.30, e Mod.39)
  • Processamento de reembolso do IVA
  • Processamento dos impostos retidos na fonte a profissionais independentes, emissão das comunicações obrigatórias e preparação de notas de pagamento
  • Preparação da demonstração anual dos rendimentos dos profissionais independentes
  • Consultoria e aplicação de benefícios fiscais
  • Consultoria nos processos de pagamento a não residentes
  • Assessoria em operações de fusão/cisão
  • Apoio a auditorias e fiscalizações
  • Acesso a consultores fiscais de renome nacional
O mercado exige cada vez mais que as empresas façam a sua gestão do Capital Humano de forma assertiva para terem sucesso. Igualmente, o cumprimento das obrigações laborais está constituído como uma prioridade nos valores das organizações. O outsourcing da componente administrativa de Recursos Humanos permite que as empresas se foquem nos seus fatores críticos de sucesso, deixando essa área de especialização a quem, empiricamente, já possui uma vantagem competitiva nesse domínio. A nossa oferta de serviços abrange, entre outros, as seguintes tarefas:

  • Registo de fichas de identificação pessoal dos trabalhadores
  • Cálculo de Salários e Processamento de Recibos
  • Cumprimento de obrigações legais de envio de informação nos prazos obrigatórios (ACT-autoridade laboral, Fundos de Compensação, Relatório Único, Fiscal e Segurança Social) e preparação das guias de pagamento de cotizações e contribuições à segurança social
  • Comunicação legal de admissão e cessação de trabalhadores à Segurança Social
  • Envio do ficheiro mensal de rendimentos dos trabalhadores à seguradora
  • Cálculo do Imposto retido na fonte relativo ao processamento de salários, envio da comunicação legal obrigatória à AT e preparação das guias de pagamento
  • Emissão da declaração anual de rendimentos dos trabalhadores dependentes
Vocacionados para a prestação de serviços de apoio aos mais variados negócios, a nossa sociedade posiciona, igualmente, o seu core business na realização de consultoria na área abrangente do mundo de gestão empresarial. Este apoio ao orgão de gestão das sociedades nas mais variadas necessidades de organização, planeamento e gestão administrativa e financeira de empresas, é orientado, designadamente, nas seguintes áreas competitivas:

  • Análise económico-financeira
  • Planos de negócios
  • Diagnóstico estratégico
  • Projetos de investimento
  • Avaliação de empresas e negócios
  • Assessoria e candidatura a sistemas de incentivos nacionais e europeus
  • Apoio tributário e jurídico para constituição de empresas
  • Assessoria na dissolução e/ou liquidação de empresas
  • Apoio direto na criação de um negócio em Portugal
Representa vetores como a identificação e aplicação de ferramentas de apoio à gestão de informação que permitem avaliar a performance da sua organização. Prestamos assessoria na determinação de opções de escolha, aconselhamento e apoio à implementação empresarial de:

  • Apoio à tomada de decisão
  • Desenho de sistemas de organização
  • Planeamento financeiro e económico
  • Controlo orçamental
  • Avaliação da atividade económica (Tableau de board)
  • Serviços de inteligência de negócios (KPI`s de desempenho e monitorização de dados com dashboards)
  • Consultoria em software de gestão ERP/CRM/BI e e-commerce
Paralelamente à atividade exercida nos segmentos principais atrás referidas temos sido chamados a desempenhar funções em serviços conexos ao mundo da teoria financeira e que são muito específicos. Temos a destacar os seguintes:

PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA
  • Elaboração de arquivos de Preços de Transferência
  • Apoio na definição de metodologias de pricing
  • Análise de avaliação de risco
  • Apoio em situações de contencioso

TESOURARIA E FATURAÇÃO
  • Pagamentos a fornecedores, funcionários e impostos
  • Controlo de prazos de pagamento e outros compromissos financeiros
  • Emissão de faturas para clientes

SERVIÇOS FINANCEIROS
  • Apoio no relacionamento com o sistema bancário português (depósitos e empréstimos)
  • Consultoria de planeamento e reestruturação em operações bancárias
  • Assessoria de seguros (trabalho, multirriscos, etc.)

LOCALIZAÇÃO DE SEDE
Ajuda na escolha e na negociação. Existem no Porto e na região vários centros de negócios com os seguintes serviços de oferta:
  • Endereço fiscal para escritório
  • Caixa de correio
  • Salas de reunião e videoconferência
  • Serviços telefónicos
  • Apoio de secretaria
  • Gestão de endereços de correspondência e desmaterialização digital